LE HUITIEME JOUR de Jaco Van Dormael (1996)


PÓSTER 14



  AUTOR DA OBRA: biografia breve




    Jaco Van Dormael (1957, Ixelles) é um cineasta belga. Estudou na Bélgica e em França e tem desenvolvido a sua carreira tanto no teatro como no cinema, tanto para crianças como para adultos. Explorando nos seus filmes, permeados por universos oníricos, o poder do imaginário e a infância. É presidente honorário da ARRF (Association des réalisateurs et réalisatrices de films francophones). Foi o primeiro presidente honorário da primeira cerimónia dos Magritte do cinema, em 2011. Toto le héros (1991), Le Huitième Jour (1995) e Mr. Nobody (2009) são três filmes marcantes na carreira deste cineasta belga que também produziu várias curtas-metragens. O seu trabalho é recompensado desde os anos oitenta do século passado, prova de que não tem passado despercebido dentro do universo da sétima arte.



 a) Justificação do título do filme 

    O filme começa e termina com uma intertextualidade bíblica referindo a criação do mundo por Deus ao longo do sete dias da semana. No final do filme, depois do suicídio de Georges, Harry retoma essa intertextualidade com o livro da Génese e adiciona o oitavo dia:

    Alors il [Dieu] se demanda s'il ne manquait rien. Le huitième jour il fit Georges et il vit que c'était beau !

     Como o filme está centrado na figura de Georges e na sua trisomia 21, uma forma de reiterar a importância deste personagem foi atribuir a sua criação a Deus no oitavo dia dando-lhe um lugar na nossa sociedade. Talvez o suicídio final de Georges surja como forma de salientar que a sociedade ainda exclui estes deficientes. Talvez o título do filme surja como uma forma de nos mostrar que temos de incluir os deficientes (neste caso os portadores da trisomia 21) no nosso mundo.


 b) Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra.

    Com este filme põe-se em destaque, entre outros aspetos, a "falta de espaço" que os deficientes mongolóides têm nas sociedades desenvolvidas. Com a morte dos pais, os deficientes ficam perdidos e sentem bastante essa exclusão social. Ninguém tem tempo para os deficientes a não ser os pais (a família da irmã de Georges e o próprio Harry isso mesmo o demonstram).

c) Identificação da diferença relacionando-a com a diferença de O meu irmão.

     Na obra de Afonso Reis Cabral temos, tal como neste filme, um protagonista portador da trisomia 21. Miguel e Georges aproximam-se em vários pontos: os pais morreram; vivem/viveram numa instituição inteiramente voltada para os cuidados dos deficientes; estão apaixonados por uma jovem cuja relação não é do agrado da família que tudo faz para os separar; a relação com os irmãos após a morte dos pais não é fácil; a morte envolve o desenlace das duas intrigas de forma algo violenta (assassinato? / suicídio). Ambas as obras parecem querer partilhar com os seus interlocutores esse problema que é a nossa relação com a deficiência nas sociedades atuais.


d)    Identificação da atualidade da mensagem

     O livro de Afonso Reis Cabral foi publicado em 2014. O filme de Jaco Van Dormael saiu nas salas de cinema em 1996. Cerca de vinte anos separam as duas obras cuja mensagem permanece atual. Isso mesmo o parece comprovar o filme feito para o Dia Mundial dos Portadores da Trisomia 21 em março de 2017 (cf. postagem de 21-3-2017 deste blogue).


e)  Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, da diferença

Esta imagem do filme foi escolhida por mostrar a amizade que acaba por nascer entre os dois protagonistas, Georges e Harry. Podemos interpretá-la como se se tratasse de um desejo do realizador do filme. O desejo de unir deficientes e não deficientes no mundo atual.



f)   Esquematização em português das ideias da obra (resumindo o enredo por forma a destacar a diferença abordada)






g)   Elaborar  2 questões sobre a obra, baseadas no conteúdo do poster que cada grupo criará para a exposição

1) Georges e Harry, quando se encontram, ...
1.1 conseguem estabelecer imediatamente uma relação de amizade.
1.2 conseguem tornar-se amigos porque são obrigados a conviver.
1.3 odeiam-se profundamente chegando a irem para a cadeia.

2) No final da intriga...
2.1 os dois protagonistas morrem num acidente de carro.
2.2 Harry reconcilia-se com a ex-mulher.
2.3 Georges mata-se.


h)     Criar um póster em português e em francês  com o esquema feito.

poster PT

poster FR




Nenhum comentário:

Postar um comentário