Póster de encerramento da exposição

PÓSTER19




Comparando as obras entre si, tirando ilações de alguns aspetos que retiveram a nossa atenção…



O MEU IRMÃO
- o desenlace do romance (a agressão violenta de Luciana pelo irmão-narrador) pode ajudar os leitores a tomarem consciência da necessidade de ajudar as famílias dos deficientes no seu dia-a-dia

MIO FRATELLO RINCORRE I DINOSAURI

- o carácter autobiográfico é importante na transmissão da mensagem dando-lhe credibilidade e podendo dessa forma cativar melhor o leitor
O CROMOSSOMA DO AMOR
- destaque feito para a escolarização clássica oferecida a todos os alunos incluindo os deficientes
- Portugal não parece estar preparado para arranjar lugar para os mongolóides (há pais que não querem ver a Madalena mongolóide na turma dos filhos)
CE N’EST PAS TOI QUE J’ATTENDAIS
- a trissomia 21 é diagnosticada após o nascimento da filha e o pai reage mal (tem medo e não sabe como lidar com a deficiência inicialmente). Algo que também acontece na obra “O cromossoma do amor”.
- Os filhos mongolóides merecem-se, ie nem todos os pais estão aptos a ter esses filhos (uma ideia da cultura brasileira)
- a França não está ainda preparada para receber de forma adequada os mongolóides (os deficientes), tal como Portugal não o parece estar (cf. O meu irmão).
8e JOUR
- O mongolóide Georges ensina o stressado Harry a valorizar a família, os amigos e os momentos de lazer. Temos muito a aprender com os deficientes.
- a Bélgica também não parece integrar da melhor forma os deficientes no dia-a-dia (cf. a estrutura de acolhimento dos deficientes)
FORREST GUMP
- todos podemos conseguir alcançar os nossos objetivos na vida, apesar de alguma deficiência que tenhamos e das exclusões de que possamos ser vítimas (bullying) – ele era muito sensível e bom como todos os outros deficientes referidos nas obras da exposição, tinha alguma ingenuidade e a sociedade infelizmente explora as pessoas deste género.
LIBRES SONT LES PAPILLONS
- a cegueira de Quentin começa por ser um obstáculo para Júlia que apesar de se apaixonar pelo jovem tenta fugir a uma relaçao séria com ele.
- a mãe de Quentin é superprotetora a ponto de não querer deixar o filho viver fora de casa (tal como em O meu irmão temos a família a proteger excessivamente o deficiente sem lhe deixar espaço para respirar).
RATOS E HOMENS
- Lenny e Miguel por serem diferentes (deficiência mental) não sabem gerir determinadas situações acabando por ter comportamentos inaceitáveis face às regras sociais (acariciar algo suave sem parar no caso de Lenny; a televisão com o som elevado sem se importar com os outros)
- o desenlace violento de ambas as obras destaca a dificuldade em lidar com pessoas diferentes e a exaustão de quem trata dessas pessoas
EIS A PRIMAVERA
- em ambas as obras é um irmão que trata da pessoa “diferente” (temos no conto um doente em fase terminal e no romance temos o Miguel que é mongolóide)
- os dois personagens diferentes são um peso para a família que não consegue gerir o problema de saúde da melhor forma.



Resumindo em poucas as palavras a mensagem da nossa exposição em torno da Diferença:

Handicapéable

Deficiente

Tolerância

Deficiência pode rimar com Tolerância, ora tente!

Deficiência não deveria rimar com diferença!

Diferença não deveria rimar com deficiência!

Deficiente não deveria rimar com diferente!

«Si je diffère de toi, loin de te léser, je t’augmente. » (St Exupéry, Lettre à un Otage)

Há que desenvolver meios para que os deficientes tenham as mesmas oportunidades que qualquer cidadão!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário