"TODOS SOMOS GÉNIOS,MAS SE JULGARMOS UM PEIXE PELA SUA HABILIDADE EM SUBIR A UMA ÁRVORE, ELE VIVERÁ A VIDA INTEIRA ACREDITANDO QUE NÃO PRESTA PARA NADA." Albert Einstein
Regras de Funcionamento
1. A
turma de Seconde está incumbida de
preparar com a professora de Português uma exposição a apresentar no CDI da
escola de 2 a 12 de maio de 2017.
2. O
material criado para a exposição será igualmente colocado em blogue.
3. A
turma de Seconde é dividida em dezasseis
grupos (dois alunos por grupo) que trabalharão em torno da abordagem do tema da
diferença na Arte partindo da obra de Afonso Reis Cabral, O meu irmão.
4. Os
alunos podem trabalhar de forma autónoma, desde que respeitem as datas de
entrega dos diferentes trabalhos solicitados para a exposição.
5. O
trabalho desenvolvido pelos alunos na preparação da exposição, terá uma
repercussão na avaliação trimestral de Português no terceiro trimestre.
Objetivos:
1.
Ler/visionar as obras selecionadas para
cada grupo;
2.
Pesquisar informações sobre o autor da obra;
3.
Interpretar uma obra em distintos
suportes (livro, filme, teatro) relacionando-o ao tema central da exposição;
4.
Esquematizar as ideias da obra;
5.
Apresentar a obra estudada numa
exposição destinada a um público lusófono e/ou internacional (apresentação
bilingue);
6.
Criar um questionário bilingue que
envolva o público da exposição no conteúdo da mesma;
7.
Divulgar uma exposição na escola.
8.
Montar uma exposição no CDI.
Tarefas
a desenvolver:
1.
Dividir da turma em grupos;
2.
Distribuir as diferentes obras pelos
grupos de alunos;
3.
Pesquisar sobre o autor e a sua obra com
vista a uma apresentação de ambos
4.
Identificar a diferença abordada na obra
5.
Ler e interpretar a obra realizando as
seguintes tarefas:
a)
Justificação do título
b)
Identificação da mensagem que o autor
pretende veicular com a obra
c)
Identificação da diferença
relacionando-a com a diferença de O meu irmão
d)
Identificação da atualidade da mensagem
e)
Escolher uma imagem caracterizadora da obra,
da sua mensagem, da diferença
f)
Esquematização em português das ideias da
obra (resumindo o enredo por forma a destacar a diferença abordada)
g)
Elaborar
2 questões (português e francês) sobre a obra, baseadas no conteúdo do poster
que cada grupo criará para a exposição (questões a introduzir num documento
google+)
h)
Criar um cartaz e um panfleto em
português e em francês para divulgação da exposição na escola (sala de
professores, secções…) que terá inicialmente uma versão eletrónica (ppt) a
colocar no blogue http://oficina-de-exposicoes-2016-2017.blogspot.fr/
i)
Imprimir os questionários da exposição e
distribuir cartazes e panfletos pela escola.
j) ENTREGA
DAS TAREFAS INDICADAS EM a), b), c), d), e) do ponto 5. em ppt a 31-3-2017
k)
ENTREGA DA TAREFA f), g) e h) em ppt até 20-4-2017 para correção
l)
ENTREGA DO(S) PÓSTER (ES); AFIXAÇÃO DOS
CARTAZES E DOS PANFLETOS PUBLICITÁRIOS DA EXPOSIÇÃO; MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO NO
CDI (na hora da aula) a 27-4-2017.
NB: os trabalhos devem
ser todos redigidos no computador e bilingues, português-francês (a versão
francesa só é criada depois do trabalho ter sido corrigido em português)
22 de fevereiro de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário